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FALTA DE DEFLETOR TÉRMICO SILENCIADOR TRASEIRO - AIR CROSS 2014/2015

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FALTA DE DEFLETOR TÉRMICO SILENCIADOR TRASEIRO - AIR CROSS 2014/2015 Empty FALTA DE DEFLETOR TÉRMICO SILENCIADOR TRASEIRO - AIR CROSS 2014/2015

Mensagem por Eduardo Trivinho Seg Out 20, 2014 9:53 pm

Prezados,

Adquiri um Air Cross 2014/2015 modelo Tendance automático 10/10/14. No sábado dia 18/10,  logo depois de ter andado dentro da grande Sp por aprox. 45 minutos, abri o compartimento do porta malas para ver a fixação do parafuso que segura o "pneu de isopor" que comporta as ferramentas, pois estava fazendo barulho. Para minha surpresa ao encostar a mão na lataria do porta malas (fundo), quase queimei minha mão. Inconformado, deitei embaixo do carro e vi que não há um defletor de alumínio que geralmente é usado na maioria das marcas de veículos, o que aliás entendo ser um item de segurança. Passei o final de semana matutando com aquilo na cabeça, será que fui enganado e só o modelo exclusive é que vinha essa peça? Hoje 20/10, entrei em contato com duas concessionárias, incluindo a que me vendeu o carro, pedi aos consultores técnicos que olhassem debaixo de ambos modelos (Tendance e Exclusive) e me disseram que não havia o tal defletor térmico sobre  o silenciador traseiro, mas que havia somente na parte que fica próxima ao tanque de combustível. Não me conformei com isso! Se pegarmos um trajeto de média a longa distância sem o "anda e para" da cidade, o compartimento do porta malas não esquenta tanto, pois me parece que o deslocamento de ar devido à velocidade, refrigera "de uma certa forma" o local entre o silenciador e o fundo do porta malas, mas em condições de uso extremo no trânsito, a temperatura fica insuportável que acredito poder queimar e/ou derreter algo mais sensível que lá tiver contato. Um dos consultores se propôs a ligar para um engenheiro da montadora para tirar essa dúvida, mas acho pouco provável que me dará um retorno. Estou pensando em adaptar alguma coisa do tipo uma manta térmica por dentro do porta malas ou até mesmo adaptar um defletor de alumínio na parte de baixo entre o porta malas e o silenciador. Acho que a Citroen faz isso para economizar e como quase ninguém observa essas coisas, passa desapercebido. Não sou técnico para afirmar, mas suponho que uma peça como uma lataria de carro (fundo do porta malas) que não é feita para sofrer variações de temperatura das mais altas o tempo todo, esquenta, esfria, esquenta esfria, pode enfraquecer ou não? Só o "chato"aqui é que foi arrumar "sarna para se coçar"!! Gostaria de saber a opinião dos colegas e se sabem algo à respeito. Grato, Eduardo Trivinho
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Mensagem por Jean Carneiro Ter Out 21, 2014 10:32 am

Eduardo, bem interessante seu comentário. Tenho um exclusive e irei verificar ainda hoje este fato dando sugestões e comentando.
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Mensagem por Eduardo Trivinho Qua Out 22, 2014 12:08 pm

Jean, boa tarde!

Liguei para outra concessionária (de SP) e a mesma informação de que todos Air Cross não possuem o defletor térmico sobre o silenciador traseiro. O consultor técnico disse ter olhado um carro desses no elevador. Esse também disse que iria ligar para um engenheiro da montadora, mas sabe como é! Ainda vou percorrer esse assunto, pois não me conformo que a ausência da peça seja projetada para não tê-la. Acho que é economia e assumem o risco. Esse mesmo técnico me disse que certa vez um pessoal da Citroen estava na concessionária testando um C4 (não me lembro se Picasso) e que apesar do carro ter o defletor, eles estavam testando a temperatura do porta malas que estava alta (não deu maiores detalhes sobre o caso). Sempre que pergunto aos consultores, tento abordá-los para ver se não caem em contradição e alguns deles se enrolam na resposta até irem até o carro no pátio e se certificarem da ausência da peça (se é que foram ver mesmo). Até mais e qq nova informação, coloco aqui e fico aguardando alguém opinar.
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Mensagem por Jean Carneiro Qua Out 22, 2014 1:56 pm

Eduardo,
Verifiquei no meu carro também e não existe essa chapa térmica acima ou ao lado do silenciador da descarga.
O que ocorre: toda o sistema de escape é sobreposto com a chapa termica, desde o motor ate o abafador. Este já no aircross não tem. Pelo fato do carro estar em movimento, impede a transferencia de calor para a parte inferior do porta malas, com excessao de longo engarrafamento, o que pode ter sido no seu caso. Lembrando que o material inferior da chaparia próximo ao abafador é resistente à altas temperaturas. Nao existe risco de incêndio ou trasnferência de calor para o compartimento interno do veículo, onde existe 2 camadas acima dele pra subir.
A distância do defletor ate a chaparia é de 5cm abaixo e 3 cm ao lado de distância evitando o contato. No seu caso, talvez, pode estar encostando, causando aquecimento e ruído. O correto era pra ter esse chapa térmica, mas se não está tem algum motivo que não o faz necessário.
Caso queira colocar a chapa, pode sim mas jamais ponha a chapa em volta do abafador e sim na chaparia acima dele. Tem que ser bem feito, bem colado para evitar ruídos . Os carros da citroen sao de extrema confiança e seguros.
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Mensagem por Eduardo Trivinho Qua Out 22, 2014 8:01 pm

Jean, boa noite!

Agradeço pelo retorno.

Hoje à tarde o gerente da assistência técnica da concessionária que me vendeu o carro me retornou dizendo que conversou com um engenheiro da Citroen (me deu o nome, mas não anotei) e lhe disse que de fato não vem o protetor térmico e/ou defletor sobre o abafador/silenciador traseiro e que não era necessário, pois foi projetado assim, etc.etc. Segundo o próprio engenheiro, sugeriu que eu levasse para a concessionária para que eles fizessem um acompanhamento e emitissem um laudo para a montadora avaliar. Meu problema agora é arrumar o tempo para isso. De toda forma vou continuar acompanhando. No meu carro não há nada encostando e as distâncias que você mencionou são compatíveis com o que pude observar no local do escape/abafador traseiro/ponteira. Eu considero sim que os carros da Citroen são bons, de extrema confiança e seguros, mas não posso admitir que um carro desse porte que custa entre R$ 60.000 à R$ 66.000 (do Tendance ao Exclusive), optassem por "economizar" numa chapa de alumínio que pode evitar o desconforto da caloria que com certeza existe. Se você puder, faça um teste você mesmo com seu carro. Não sei quanto utiliza-o em trânsito na sua cidade, mas um percurso de 40 minutos em condições de tráfego já é suficiente para observar o que constatei. Posso estar totalmente enganado, mas o projeto do escape/abafador poderia ser mudado (se é que ainda vão continuar a fabricar esses modelos por mais uns dois anos), alterando a configuração do abafador traseiro, rebatendo o volume da parte de cima (o distanciaria do porta malas) e aumentando pouca coisa para o lado de baixo (sem que ele apareça por questão de estética) e um pouco para o lado direto (opostamente à caixa do estepe que originalmente é do C3 Picasso). Jean, acho que viajei um bocado, hein!!! Um forte abraço!! Eduardo Trivinho
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Mensagem por Jean Carneiro Qua Out 22, 2014 10:30 pm

Aqui é um fórum. Todas posições e opiniões são válidas.
Obrigado por por em tese o assunto.
Vamos aguardar novidades de próximas conclusões.
Smile
Abcs!
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Mensagem por ademir_rsilva Qui Jun 11, 2015 10:19 am

Bom dia amigos ,

Aproveitando o assunto defletor de calor e escapamento , tenho um C3 Picasso Glx 2013, ele possui o defletor de calor na parte traseira do escapamento. Agora sobre o escapamento desta versão , não sei se na versão Aircross é igual , no meu carro já ocorreu a quebra da solda que fixa o cano de escapamento isso com pouco mais de 3 mil KM , o cano principal soltou causando um efeito alavanca quase ocasionando um acidente , como estava na garantia a rede autorizada fez a substituição sem problemas, pelo que pesquisei as versões 2012/2013 não possuem mais abafadores intermediários apenas o abafador traseiro , até ai tudo bem, porém , caso ocorra a quebra da solda no cano de escape o cano literalmente vai cair pois não existe nenhum coxim ou uma simples chapa para impedir que o escapamento caia.
No início da semana o escape caiu novamente , como o carro já esta fora do período de cobertura da garantia e já tenho um certo grau de desconfiança com algumas concessionárias resolvi eu mesmo fazer o reparo pois tenho um bom conhecimento em mecânica. Dito isso levantei o carro é retirei todo o sistema de escapamento e o que pude ver só confirmou minhas suspeitas , mais um vez um mal serviço executado pela concessionária , o cano estava preso apenas por pequeno cordão de solda (não sei como não caiu antes) os parafusos que prendem o cano intermediário a flange logo abaixo do catalisador eram extremamente frágeis e se quebraram, substitui por parafusos mais resistentes , refiz a solda que fixa o cano principal ao cano intermediário (agora muito mais reforçada) e reinstalei o escapamento, aproveitando fixei melhor o defletor de calor pois alguns parafusos de fixação estavam quebrados, (aliás parafusos feitos com um material de péssima qualidade a Citroen deveria rever isso ) . O ponto é o seguinte, o meu não foi o primeiro caso , o mesmo problema já ocorreu diversas vezes , a Citroen deveria rever o sistema instalando , um coxim ou flange que impeça a queda do cano principal do escape caso ocorra a quebra da solda .
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